Economia

Vocação de Dourados para se tornar polo da cana em MSul destacada na abertura de evento do setor sucroenergético.

Edmir Conceição* | 08/11/2011 15:23
Prefeito Murilo Zauith fala na abertura do Canasul. (Foto: A Frota)
Prefeito Murilo Zauith fala na abertura do Canasul. (Foto: A Frota)

A presença de Dourados no setor sucroenergético e a vocação do municípío para se tornar polo da cana em Mato Grosso do Sul foram destacados por autoridades e dirigentes do setor sucroalcooleiro na abertura do Congresso Estadual da Cana (Canasul), nesta segunda-feira.

“Dourados é a grande capital econômica de Mato Grosso do Sul. Precisamos atrair para cá as grandes indústrias”, afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB-MS)). “Com 14 usinas operando, Dourados pode atrair todo o investimento para manutenção”, afirmou.

Para o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Dourados é o grande centro da produção de etanol. Delcídio foi mais além e disse que Dourados pode também ser o centro da implantação da química verde, com a produção do plástico verde. “O Estado tem grande potencial para se tornar líder na inovação e na indústria verde. Isso vai definitivamente consolidar Dourados como polo de MS e um dos maiores do Brasil”, afirmou.

O prefeito Murilo Sauith reafirmou que Dourados é a capital da agroenergia. “Vivemos um cenário novo, com milhões de investimentos em usinas e estamos assumindo a responsabilidade de atrair para cá a indústria da manutenção”, afirmou. Neste sentido, segundo Murilo, Dourados assume a condição de capital da agroenergia de Mato Grosso do Sul.

O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, destacou a importância da discussão em Dourados sobre o setor sucroenergético. “É um momento muito interessante do setor, que colocou o Brasil em posição de destaque, mas que há três anos não cresce. “Por isso estamos aqui para avaliar e discutir. O lugar é aqui”, afirmou, dizendo ainda que o Centro- Oeste e o Mato Grosso do Sul são os lugares onde essa indústria mais cresce.

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS) Sérgio Longen disse que estava no evento para firmar o compromisso da entidade com a indústria do setor sucroenergético. Ele lembrou ainda que Murilo tem lhe cobrado insistentemente apoio para a indústria de Dourados.

O superintendente do Sebrae/MS Cláudio Cesar Mendonça destacou a importância do projeto sucroenergético de Dourados porque o desenvolvimento da grande empresa incluiu o encaminhamento da pequena empresa. “Esperamos boa discussões aqui na inclusão da pequena empresa”, afirmou.

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) ressaltou a importância do evento para a discussão de propostas que ajudem a recuperar e aproveitar uma imensa área de pastagens degradadas no Estado. Lembrou do trabalho que começou com a visita a Sertãozinho e que, segundo ele, “está sendo coroado com o belo trabalho de Murilo”. Tetila destacou a importância das usinas para dar estabilidade a pequenos municípios da região de Dourados, como Caarapó, por exemplo.

O presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado disse ter ficado impressionado com o tamanho do Cansaul. Citou que o Estado passou alguns percalços políticos, mas que agora com o setor sucroenergético vai se consolidar no desenvolvimento.

O Canasul 2011 iniciado nesta segunda-feira à noite segue até esta quarta-feira. É a primeira vez que o congresso acontece fora de Campo Grande.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no