Economia

Evento discute potencial de pequenas centrais elétricas

Redação | 11/05/2009 07:06

Nesta segunda-feira, às 14 horas, será realizado na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) encontro empresarial para discutir o potencial das PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas). O evento é realizado em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Hoje Mato Grosso do Sul tem 11 PCHs com capacidade de gerar até 30 megawatss/hora por unidade. Outras seis já têm a autorização de conexão da Enersul e estão em alguma fase do processo de implantação. O Estado tem potencial para abrigar até 20 PCHs, gerando cerca de 600 MWH de energia, o que atenderia a demanda entre às 17h30 e 19 horas.

De acordo com a Fiems, o objetivo é incentivar novas implantações de PCHs, que são responsáveis pela geração de energia limpa e redução de custos de um insumo que, ainda hoje, é gargalo para a ampliação da atividade industrial no Estado.

O presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, afirma que um importante passo para o Estado foi a publicação, em abril, de três decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizando a instalação de linhas de transmissão no Estado.

"As linhas, na divisa com Goiás e São Paulo, abrem novas frentes de desenvolvimento industrial, na medida em que viabilizam a construção de PCHs, além de permitir a construção de ramais para transporte da energia de biomassa", pontuou. (Com informações da assessoria de imprensa)

Nos siga no Google Notícias