Economia

EUA libera importação de carne bovina de MS e outros 12 estados brasileiros

Renata Volpe Haddad | 29/06/2015 18:28
Livre de aftosa com vacinação, carne in natura de MS pode ser exportada para os EUA. (Foto: Claudio Vaz/Divulgação)
Livre de aftosa com vacinação, carne in natura de MS pode ser exportada para os EUA. (Foto: Claudio Vaz/Divulgação)

Mato Grosso do Sul está entre os 13 Estados que poderão exportar carne para os Estados Unidos, encerrando assim, uma restrição praticada há 15 anos devido a limitações sanitárias. A medida foi anunciada na tarde de hoje pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Cabe agora aos Estados brasileiros e ao Distrito Federal, se habilitarem para a venda de carne in natura ao mercado norte-americano. A medida favorece 95% da agroindústria exportadora brasileira.

Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe, são os Estados livres de febre aftosa com vacinação e que estão na lista para exportação de carne bovina.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a expectativa de Kátia Abreu é que em cinco anos o Brasil esteja exportando 100 mil toneladas de carne bovina para os Estados Unidos. “Temos que persistir em praticar uma defesa agropecuária de forma permanente. Vamos trabalhar para que o Brasil se situe entre os cinco países como referência agropecuária”, ressaltou a ministra.

Nos siga no