Economia

Enersul aguarda notificação para falar sobre multa

Redação | 24/06/2008 12:42

A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) só deve emitir parecer sobre a multa de R$ 6,5 milhões impetrada pela Agepan (Agência de Regulação de Serviços Públicos) após ser notificada e conhecer o teor da notificação.

A informação é da assessoria de imprensa da empresa que, segundo a Agepan, foi multada por manipular dados referentes à qualidade dos serviços prestados nos municípios que atende em Mato Grosso do Sul. Conforme a Agepan, com dados distorcidos, a empresa conquistou prêmios nacionais e acabou respaldada nos seus pedidos de reajuste tarifário.

A Enersul tem 15 dias para recorrer da decisão junto à Agepan. De acordo com o presidente da Agepan, Anísio Thiago, a situação implicaria a revogação da concessão da empresa, mas há cautela por parte do governo porque o serviço de distribuição de energia é monopolizado.

A Agepan aponta que por 4 anos, os dados de freqüência de interrupções no serviço de energia elétrica e duração das interrupções foram manipulados pela empresa. A atuação da agência começou em 2002 e no ciclo de 2003 e 2004 constatou  distorção entre os índices de continuidade apresentados pela empresa e o que os clientes apontavam. A Enersul foi notificada para fazer investimentos que anulassem essa manipulação, mas no ciclo de 2005/2006 a Agepan verificou a persistência do erro.

Nos siga no Google Notícias