Economia

Enersul abre edital para comprar energia de usinas do Estado

Mariana Lopes | 13/07/2013 15:53

Com o objetivo de aumentar a potência de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, a Enersul abriu edital para comprar a energia das 27 usinas geradoras no Estado, das quais 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas.

De acordo com a Enersul, essas usinas geram um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial. Atualmente, a empresa presta serviço de distribuição de energia em 74 dos 79 municípios do Estado.

Com a abertura do edital, a Enersul vai dar oportunidade para aumentar os contratos de compra de energia em usinas gegionais. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma Concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado.

O parque de geração local em Mato Grosso do Sul produz 2.3 mil GWh/ano e o mercado da Enersul, com 889 mil clientes, consome anualmente 4.4 mil GWh.

Isso significa que, agora, a empresa vai fechar contratos com as usinas, que terão a garantia da destinação da produção de energia e calendário de faturamento, ao invés de procurar, por exemplo, clientes livres, como é feito hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ficando sujeitas à flutuação de preços.

A consolidação do processo necessita agora receber contribuições para o aprimoramento do edital da consulta pública para a compra da energia. O edital está disponível no site da concessionária pelo endereço eletrônico www.enersul.com.br.

Nos siga no Google Notícias