Economia

Endividamento da Capital chega ao maior patamar em três meses

Priscilla Peres | 30/10/2015 14:47

O índice que calcula o percentual da população endividada em Campo Grande, atingiu o maior percentual dos últimos três meses. De acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), o total de campo-grandenses endividados chegou a 60,4%.

Os dados divulgados hoje pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontam que em outubro além do total de endividados ter aumentado, também houve crescimento no percentual de pessoas com conta em atraso (31,6%) e dos que não terão condições de pagar (16,3%).

“É importante acompanhar os indicadores, especialmente com a aproximação do período natalino para perceber o poder de compra do consumidor e entender o comportamento do mercado, especialmente em um período de cautela”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, Edison Araújo.

Conforme a PEIC, neste mês, 60,4% das famílias da Capital informaram que têm compromissos parcelados como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. No mês passado eram 58,3%.

Destas, 31,6% têm contas em atraso, contra 27,8% no mês anterior. O índice das que dizem que não terão condições de pagar, passou de 12,9% a 16,3%. A maior parte das pessoas, 75,1% informam dívidas no cartão de crédito, e carnês (28%).

Nos siga no Google Notícias