Economia

Em MS, mais de 183 mil ainda não sacaram benefício do PIS

Jeozadaque Garcia | 09/02/2012 17:17

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (09) pela Caixa Econômica Federal indica que 183.604 pessoas ainda não sacaram os valores referentes ao abono e rendimentos do PIS (Programa de Integração Social). Desde agosto do ano passado, quando passou o vigorar o calendário de 2011, mais de 318 mil trabalhadores já receberam o benefício.

Ao todo, a Caixa já pagou R$ 111,3 milhões. O calendário do ano passado termina no dia 29 de junho deste ano. Mais de 196 mil trabalhadores já receberam o abono salarial, no valor de um salário mínimo vigente, enquanto outros 121 mil efetuaram o saque dos rendimentos.

Caso o trabalhador perca o prazo do calendário 2011, o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A partir de agosto de 2012, quando começa o novo calendário, o trabalhador poderá realizar o saque, desde que atenda aos requisitos do Programa.

Tem direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP até 2006, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono salarial atual é de até R$ 622.

O trabalhador tem direito aos rendimentos se foi cadastrado no PIS/PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de Quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do abonol.

É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei, como aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, não seguindo, necessariamente, o calendário estabelecido.

Nos siga no Google Notícias