Economia

Em MS, 30 mil vão receber no 7º lote de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal afirma que, no Estado, soma dos pagamentos supera os R$ 43,6 milhões; liberação envolve tributo pago neste ano e lotes residuais desde 2009

Humberto Marques | 08/12/2017 13:19

 

Aberta na manhã desta sexta-feira (8), a consulta ao sétimo lote de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) de 2017 contempla 30.300 contribuintes de Mato Grosso do Sul. Conforme informações da Receita Federal no Estado, as restituições, que serão pagas a partir de 15 de dezembro, somam R$ 43.695.713,52.

O lote de restituições contempla o IRPF referente ao exercício de 2017 e, ainda, restituições residuais entre os anos de 2009 e 2016 –envolvendo, por exemplo, contribuintes que tiveram as devoluções retidas por caírem na “malha filha” da Receita.

Para saber se o cidadão teve sua declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (em http://idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta ao serviço e-CAC, na página da Receita, é possível também acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar quais foram os problemas apontados e fazer a autorregularização, por meio do preenchimento e entrega de declaração retificadora.

Outra opção é o uso do aplicativo da Receita para dispositivos móveis, que facilita consultas às declarações do Imposto de Renda e à situação cadastral do CPF.

Prazo – A restituição fica à disposição do contribuinte por um ano. Se, nesse prazo, não for feito o resgate, a liberação precisará ser requisitada pela internet, com o preenchimento do formulário eletrônico de Pedido de Pagamento de Restituição, ou no e-CAC (no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF).

Por outro lado, se o cidadão for informado que a restituição foi liberada, mas o pagamento não foi creditado, ele poderá entrar em contato pessoalmente nas agências do Banco do Brasil ou, por telefone, fazer a solicitação pelos telefones 4001-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (especial para deficientes auditivos) e agendar o crédito em seu nome em qualquer banco.

 

Nos siga no Google Notícias