Economia

Em Dia Nacional de Luta da categoria, bancários protestam em agências

Priscilla Peres | 15/09/2014 13:04

Bancários de Dourados - distante 233 km de Campo Grande, fizeram hoje o Dia Nacional de Luta. A manifestação aconteceu em três agências e contou com panfletagem, faixas e carro de som, denunciando os altos lucros do setor financeiro.

De acordo com o Sindicato Regional dos Bancários, cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica) lucraram juntos, apenas no 1º semestre deste ano, R$ 28,5 bilhões, o que contrasta com as "péssimas condições de trabalho, baixos salários e as demissões de trabalhadores".

Após às 11 horas os diretores do Sindicato percorreram todas as agências bancárias da cidade, conversando com os trabalhadores e mobilizando a categoria para os próximos passos da campanha, que pode ser até mesmo a greve por tempo indeterminado.

A categoria está em período de negociação salarial e aguarda uma contra proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sobre as reivindicações, que vão desde reajuste anual de 12,5% e mais segurança nas agências. Já foram realizadas quatro rodadas e negociação e o sindicato espera uma resposta da Fenaban, marcada para o dia 19 de setembro.

Negociação - O Dia Nacional de Luta foi uma deliberação da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida de 25 a 27 de julho, em Atibaia (SP), buscando combater as demissões, a rotatividade, os projetos de terceirização, as metas abusivas e o assédio moral, a insegurança e as discriminações nos bancos.

A mobilização antecede as novas negociações com os bancos. O Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, fará na terça-feira (16) e na quarta-feira (17) mais duas rodadas com a Fenaban para discutir as questões pendentes das quatro jornadas de discussões realizadas até agora.

Nos siga no Google Notícias