Economia

Eletrosul discute compensação por Usina São Domingos

Redação | 25/06/2010 10:10

Uma equipe da Eletrosul irá a Água Clara e Ribas do Rio Pardo no dia 5 de julho para discutir com técnicos indicados pelos prefeitos, ações prioritárias nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

A medida é uma forma de compensar o impacto ambiental da construção da Usina Hidrelétrica São Domingos, a primeira hidrelétrica a ser construída pela Eletrosul no Estado. A usina está sendo construída na confluência dos rios Verde e São Domingos, na divisa dos municípios de Água Clara e Ribas.

O investimento previsto é de R$ 290 milhões, com prazo de 27 meses para conclusão da obra e inicio da operação em 2012.A São Domingos terá uma potência instalada de 48 MW e energia assegurada de 36,9 MW, capaz de abastecer uma cidade de 210 mil casas.

Acompanhado dos prefeitos de Água Clara, Edvaldo Queiroz, e Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira, o senador Delcídio do Amaral (PT) se reuniu com a diretoria da Eletrosul, na sede da empresa, em Florianópolis (SC), para discutir os investimentos que a empresa fará nos dois municípios.

"Foi uma reunião excelente, onde definimos o cronograma de ações que vão beneficiar diretamente a população de Ribas e Água Clara", disse Delcídio. "O fechamento desse processo ocorrerá no final de agosto, quando serão apresentados os projetos e o volume de recursos necessário à sua execução. Aquilo que extrapolar a capacidade de investimento da estatal vai ser viabilizado através de emenda minha e do deputado Antonio Carlos Biffi (PT) ao Orçamento da União de 2011", disse o senador.

A intenção é que sejam construídas escolas, postos de saúde, equipamentos de esporte e lazer, além da realização de obras de drenagem, esgoto e pavimentação nas duas cidades.

O senador pediu ainda ao presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, e ao diretor de engenharia e operação, Ronaldo Custódio, que a estatal desenvolva um projeto de qualificação da mão-de-obra.

A obra irá gerar 1,5 mil empregos diretos ao longo da execução da obra.

Nos siga no Google Notícias