Economia

Dilma anuncia prorrogação do IPI reduzido durante Salão do Automóvel

Marta Ferreira | 24/10/2012 14:33

Foi anunciada nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff a prorrogação até o fim do ano da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de automóveis  até 31 de dezembro deste ano. O imposto voltaria a ser cobrado normalmente no fim desse mês.

A prorrogação até a pedido do setor, que pretende estimular as vendas no fim do ano e ajudar a reduzir os estoques.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do Salão do Automóvel em São Paulo. "Nós queremos gerar tecnologia, porque o nosso país tem um desafio e chama-se o desafio da produção, e produzir vai significar para o nosso país ter uma imensa capacidade de inovar", disse a presidente.

Dilma afirmou que o país vai continuar a importar carros, mas o novo regime automotivo vai reduzir o peso dessa importação.

O governo vem reduzindo a alíquota desde a crise mundial de 2008. Neste ano, redução do IPI para veículos foi anunciada em 21 de maio com validade até o fim de agosto. Foi reduzida de 7% para zero a alíquota do imposto para veículos de até mil cilindradas, de 13% para 6,5% a alíquota dos veículos entre mil e duas mil cilindradas, e de 4% para 1% para comerciais leves.

 

Nos siga no Google Notícias