Economia

Dê olho nos gastos, 5,7 mil consumidores limparam o nome em setembro

Priscilla Peres | 21/10/2016 12:58

Em setembro, 5.762 consumidores foram excluídos do cadastro de inadimplentes. O montante é menor do que o registrado em agosto (6.144), e faz parte do Índice de Recuperação de Crédito analisado pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

Para o economista ACICG, Normann Kallmus, o número mostra que "as famílias estão buscando o equilíbrio econômico". Além da recuperação de crédito, o Índice de Negativação do Comércio encerrou o mês de setembro com 28 pontos, 3 abaixo do indicador de agosto (31), e com decréscimo de 219 pontos em relação ao mesmo período em 2015, quando atingiu 247 pontos.

"O consumidor compreendeu que é necessário reduzir os gastos e pagar seus débitos. As incertezas derivadas do comportamento da economia, trouxeram uma redução do consumo e regularização dos compromissos, resultando em redução do nível das negativações registradas”, afirma Normann Kallmus.

Ele acredita que a retomada do crescimento só pode ocorrer se houver capacidade de compra por parte das famílias. “Isso se dá a partir da receita corrente, estabelecida pela geração de renda, assim como pelo seu potencial de endividamento”, explica.

Nos siga no Google Notícias