Economia

Corumbá perde voo para Campo Grande, mas ganha para Campinas

Priscilla Peres | 16/06/2015 12:11
Alegando ajuste da malha, a Azul mudou os voos da Capital. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Alegando ajuste da malha, a Azul mudou os voos da Capital. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

A partir de 3 de agosto, Campo Grande perderá mais um voo. A Azul vai cancelar a linha Campo Grande com destino à Corumbá e abrir uma nova rota para o Pantanal, mas com saída de Campinas, em São Paulo. A empresa alega que 70% dos ocupantes desse voo, apenas fazem conexão na Capital.

Serão quatro voos por semana a fazer o trajeto Campinas/Corumbá, em jatos Embraer 190, de 106 assentos. Com essa decisão da Azul, Corumbá não terá mais nenhum voo com destino a Capital, e os 419 km que separam as cidades terão de ser percorridos de carro ou ônibus.

Por outro lado, a cidade pantaneira terá ligação direta com a principal capital do país. Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, há benefícios na mudança. "Conversei com a diretoria da Azul e eles me explicaram que 70% dos ocupantes da rota CG/Corumbá são para conexões. Sem contar que ligar nossa cidade a um grande centro é um pedido antigo dos empresários".

Mesmo sem poder interferir nas decisões empresariais da Azul e já tentando viabilizar com outras empresas, a rota aérea de Campo Grande à Corumbá, a diretora-presidente vê uma oportunidade para o município. "Corumbá pode se tornar uma grande receptora de turistas. Sem contar, que isso é a confirmação de que a empresa acredita no desenvolvimento turístico do Pantanal".

A decisão da companhia aérea também deixa claro que os turistas que vão para o Pantanal, não estão interessados em ficar em Campo Grande e nem mesmo em fazer longas conexões. "Beneficia sim o corumbaense, mas a gente sente o impacto da não ligação com Campo Grande. Mas estamos trabalhando para tentar recuperar isso".

Os voos Corumbá/Campinas vão ocorrer às segundas, quartas, sextas e domingo, em quatro horários diferentes. A boa notícia para quem mora em Corumbá, é que não precisará mais ir até Campo Grande para viajar para outros estados, ou mesmo fora do país.

Com o voo para Campinas, a Azul facilita a viagem de pessoas que queiram passa o fim de semana em São Paulo, por exemplo. Além disso, terá voos diretos para os Estados Unidos, com saída de Campinas.

Nos siga no