Economia

Copa abre terceiro turno na indústria de alimentos e gera 3,5 mil vagas

Caroline Maldonado | 12/06/2014 08:34
Supermercados esperam vender 20% a mais nos dias de jogo do Brasil (Foto: Arquivo)
Supermercados esperam vender 20% a mais nos dias de jogo do Brasil (Foto: Arquivo)

Para atender o aumento do consumo de alimentos e bebidas no período da Copa do Mundo, as indústrias chegam a criar um terceiro turno de funcionários. Em geral, essas empresas trabalham com metas de produção, portanto o acréscimo de um turno de trabalho pode aumentar a produção em, pelo menos, 30%. Cerca de 3,5 mil contratações extras ocorreram nos meses de maio e junho em todo o Estado.

Os frigoríficos, indústrias de biscoitos e bebidas começam a se preparar desde janeiro, de acordo com o Stiaac (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região). Segundo o presidente da entidade, Rinaldo Salomão, além do aumento do consumo local, têm-se a demanda de outros estados.

“A proximidade com os Estados de Goiás e Mato Grosso faz com que as empresas tenham que aumentar a produção, até porque haverá jogos nesses locais e mais pessoas estarão circulando nas cidades. Então as indústrias daqui mandam produtos para lá”, explica Rinaldo.

As indústrias de enlatados, carnes, biscoitos e bebidas são as mais beneficiadas nessa época do ano, segundo Rinaldo. “Essas indústrias maiores já aumentaram o quadro de funcionários , consequentemente, a produção desde o início do ano. Com isso os concorrentes começam a se preparar também”, afirma.

Para não ficar para trás, as indústrias que tem queda no consumo de seus alimentos nessa época, contam com os Estados vizinhos. É o caso da produção de sorvetes, que fica prejudicada em virtude das baixas temperaturas. São Paulo, Goiás e Mato Grosso são a solução para não diminuir a produção.

Supermercados – Nos dias de jogos da seleção brasileira, os supermercados esperam um acréscimo de 20% nas vendas, de acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

“O churrasco é o carro-chefe do consumo”, segundo o presidente da entidade, Marcelo Gonçalves. Em todo o Brasil, a Copa do Mundo deverá adicionar R$ 1,8 bilhão ao faturamento dos supermercados.

Nos dias de jogo da seleção brasileira, os supermercados devem fechar, pelo menos, 15 minutos antes das partidas e reabrir logo após o término, de acordo com a Amas. A estreia da seleção brasileira na Copa será amanhã (12), às 16h, no horário local, em jogo contra a Croácia.

Nos siga no