Economia

Contribuintes lotam Central do IPTU para garantir desconto e negociar dívidas

Prefeitura encerra nesta segunda prazo para pagar tributo referente a 2022 à vista

Adriel Mattos e Beatriz Magalhães | 10/01/2022 10:06
Quem perder oportunidade, ainda terá desconto de 10% até fevereiro. (Fotos: Marcos Maluf)
Quem perder oportunidade, ainda terá desconto de 10% até fevereiro. (Fotos: Marcos Maluf)

No último dia para pagar à vista, contribuintes lotaram a Central do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na manhã desta segunda-feira (10), em Campo Grande. Alguns aproveitaram para tentar renegociar dívidas do tributo.

É o caso do autônomo Gilmar Ribeiro da Silva, de 48 anos. Ele foi ver quais as condições para pagar os débitos de 2020 e 2021 e também quitar o imposto deste ano. “O desconto à vista vale a pena, é bom pagar logo”, frisa.

Sandra disse estar com dificuldades para pagar agora e foi negociar dívida.

Já a turismóloga Simone Nunes, de 41 anos, levou a mãe de 67 anos em busca de isenção para a idosa. “Quero ver se minha mãe fica isenta e vou aproveitar para pagar o meu à vista”, conta.

A operadora de crédito consignado Sandra Cruz, de 53 anos, vai deixar para pagar o imposto mais tarde, mas foi à Central para negociar a dívida do irmão. “Meu irmão mora com meu pai e deixou atrasar, agora, vim ver o que consigo negociar. Vou deixar para pagar depois, com 10%. As coisas estão difíceis e estou ‘apertada’”, disse.

Pagamento – Quem não puder comparecer à Central de Atendimento poderá retirar as guias pelo site da prefeitura ou ainda fazer a solicitação por meio do atendimento telefônico 4042-1320.

O contribuinte que perder esta oportunidade terá desconto de 10% no pagamento até o dia 10 de fevereiro. Quem escolher pelo parcelamento, em até dez vezes, também terá desconto, de 5%, até a data do vencimento.

O contribuinte que discordar do lançamento efetuado, poderá solicitar revisão, mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolizado até o dia  10 de março. A prefeitura abriu mão da receita e deixou de reajustar o tributo neste ano.

Nos siga no