Economia

Contra impostos, comerciantes darão desconto no Dia de Respeito ao Contribuinte

Francisco Júnior | 21/05/2012 10:47

Para protestar contra a carga tributária brasileira, no próximo dia 25, comerciantes de Campo Grande e Dourados irão dar descontos nos produtos no valor correspondente ao imposto estimado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). Na sexta-feira será comemorado também o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte instituído pelo Governo Federal através da Lei nº 12.325/2010.

Participaram da ação, somente os estabelecimentos previamente cadastrados pela organização do evento, em sua maioria restaurantes e supermercados, e pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, em três postos de combustível, sendo dois em Campo Grande e um em Dourados, que juntos comercializaram 15 mil litros de gasolina sem o repasse do custo do imposto ao consumidor.

Segundo o Instituto, a alta carga tributária consome aproximadamente 40% de tudo o que é produzido no Brasil.

A ação vai acontecer em várias cidades brasileiras. Em Mato Grosso do Sul, a organização está sob o comando da CDL Jovem de Campo Grande, Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e CDL Jovem de Dourados. Participam ainda da realização do evento, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), CDLCH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), CDL Dourados (Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lojas de Conveniência e Lubrificantes do Estado de Mato Grosso do Sul).

Para o Coordenador do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos em Mato Grosso do Sul, Sullivan Vareiro, a ação é uma maneira de conscientizar o valor elevado dos produtos é culpa da elevada carga tributária. “Através da conscientização e cobrança por parte da sociedade aos seus governantes e representantes, irá fazer que os governos entendam a necessidade de diminuir os seus gastos, ao invés de elevar a carga tributária. Este é o espírito do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos, promovido mais uma vez no próximo dia 25 de maio.”

Nos siga no Google Notícias