Economia

Conta de energia para consumidores residenciais ficará 7,38% mais cara

Caroline Maldonado | 05/04/2016 10:15
Reajustes valem para 73 municípios de MS, atendidos pela Energisa (Foto: Marcos Ermínio)
Reajustes valem para 73 municípios de MS, atendidos pela Energisa (Foto: Marcos Ermínio)

A partir da próxima sexta-feira (8) a conta de energia vai ficar 7,38% mais cara para residências de 73 municípios de Mato Grosso do Sul, atendidas pela concessionária Energisa. O reajuste foi aprovado hoje (5) pela Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica), durante Reunião Pública de Diretoria.

A decisão altera os valores para 970 mil unidades consumidoras do Estado. O reajuste de 7,38% será para os consumidores residenciais, classificados como Classe B1.

Os percentuais de reajuste são definidos por classe de tensão. A conta de consumidores de alta tensão, que são as indústrias, sofrerá alta média de 6,75%, enquanto que os de baixa tensão sofrerão aumento de 7,40% (residencial e subclasse, baixa renda e rural). 

De acordo com a Energisa, o efeito médio a ser sentido pelos consumidores do Estado é de 7,19%, como foi adiantado na semana passada pelo Campo Grande News.

Conforme o contrato de concessão, no cálculo do reajuste a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. É levada em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. 

Reajuste anual - No ano passado, o reajuste chegou a quase 32%, sendo 3,22% do anual e 27,9% do aumento extraordinário, feito devido a crise hídrica que obrigou a geração de energia por meio das termelétricas, que tem custo maior.

Nos siga no