Economia

Consumo das famílias da Capital atinge menor nível histórico em agosto

Mariana Rodrigues | 21/08/2015 17:34

A Intenção de Consumo da Famílias de Campo Grande atingiu o menor nível da história, fechando em 94,5 pontos no mês de agosto, desta forma o índice atingiu a zona negativa, ficando abaixo dos 100 pontos. No mesmo período do ano passado, o índice registrou 120,6 pontos.

A maior queda de intenção de compras foi registrada entre as famílias que ganham até 10 salários mínimos, conforme informou o analista presidente do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio), Edison Araújo. “Percebemos que entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, que são a maioria, houve a maior queda de intenção de compras, de 6,8%, ao passo em que as que têm renda superior, aumentou 8,1%”.

Com relação a renda familiar, 46,6% acreditam que está a mesma coisa do ano passado, enquanto 34, 8% diz que a renda melhorou se comparado ao mesmo período de 2014. O otimismo prevalece quando questionados sobre a melhora profissional para os seis meses, 44,2% acha que terá alguma melhora profissional.

De acordo com a pesquisa, quando questionados sobre o acesso ao crédito, 43,6% dos entrevistados afirmaram que está igual ao ano passado, enquanto 35,9%, acredita que se comparado a agosto de 2014, está mais fácil para conseguir empréstimo e crédito para compras à prazo.

A pesquisa perguntou ainda se as famílias estão mais neste período, e 53,9% afirmaram que estão comprando menos e 33,3% disseram que estão comprando a mesma coisa se comparado ao ano passado. Apenas 12,2% disseram estar comprando mais.

A Intenção de Consumo, é calculada pela CNC (Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), e revela ainda que 27,4% dos entrevistados se sentem menos seguros em seus empregos que em igual período do ano passado e 8,7% estão desempregados. O número é inferior ao do mesmo período de 2014, quando 13,3% diziam estar desempregados.

Nos siga no Google Notícias