Economia

Confiança do empresário campo-grandense cresce 1,2% em maio

Já é o oitavo mês consecutivo que índice medido pela CNC apresenta crescimento

Izabela Sanchez | 01/06/2018 16:17
Região comercial do centro em Campo Grande (Saul Schramm)
Região comercial do centro em Campo Grande (Saul Schramm)

Pelo oitavo mês consecutivo o índice de confiança do empresário campo-grandense teve alta. O crescimento foi de 1,2% em comparação com abril. O índice registrou 124,3 pontos em maio, e em abril 122,9. Os dados são do ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). Este é o oitavo mês seguido de crescimento do índice, na Capital.

“Ao observar esses índices, percebemos expectativas mais otimistas dos empresários do comércio, isto porque além da proximidade do Dia dos Namorados, da Copa do Mundo, há também as festas juninas, eventos que tendem a aumentar as intenções de consumo das famílias", afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

O crescimento é de 8,5% comparado ao mesmo mês em 2017 e aumentou de 114,6 pontos para 124,3. O índice é maior entre os empresários do segmento de duráveis, que apresentou 129,9 pontos. As empresas que têm mais de 50 funcionários apresentaram um índice mais significativo, de 145,6 pontos.

A maioria dos empresários pretende realizar contratações, ainda que em pequeno número (47,7%). Entre as empresas com mais de 50 empregados, a pretensão de contratar é mais expressiva: (70%) e de bens duráveis (56,3%).

Entre os empresário ouvidos na pesquisa, 41,8% estima que a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco, assim como a expectativa da economia (51,9%). Na mesma tendência, a condição atual do setor alcançou resultados semelhantes (48,9%). Em relação ao comércio, 53,2% disseram que a expectativa é de melhorar um pouco e para 40,1% de melhorar muito.

Nos siga no