Economia

Comunidade quilombola de Furnas recebe Selo de Agricultura Familiar

Osvaldo Júnior | 09/02/2018 18:50
Evento de entrega da certidão em Furnas de Dionísios (Foto: Divulgação)
Evento de entrega da certidão em Furnas de Dionísios (Foto: Divulgação)

A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, recebeu, nesta sexta-feira (dia 9), o Sipaf (Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar). Com 96 famílias, Furnas tem economia baseada em atividades rurais, como cultivo de hortaliças e produção de derivados da cana de açúcar e da mandioca. As informações são da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)

A certificação é concedida pela Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) e, na comunidade, foi viabilizada com o apoio do governo do Estado por meio da Semagro e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

O selo da Sipaf pode, a partir de agora, ser estampado nas embalagens dos produtos. Entre outras vantagens, isso agrega valor às mercadorias da comunidade. 

“Só tenho a agradecer as famílias daqui e as entidades apoiadoras na conquista do selo. É uma coisa que representa muito para a gente porque vai agregar mais valor ao nosso trabalho", considerou presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade, Adriano Silva. "O selo é uma reafirmação da qualidade dos nossos produtos que já são bem conhecidos”, completou. 

 

Rapadura produzida em Furnas (Foto: Divulgação)
Entrega da certificação nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Os agricultores de Funas entregam alimentos para a merenda escolar através do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e também comercializam os produtos na Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul).

O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, representou o governo do Estado no evento de entrega da certidão. “Pela secretaria nos foi dada a missão de trazer investimentos para Mato Grosso do Sul, mas não apenas de novas empresas, nessa difícil fase financeira do País, como também apoiar os pequenos negócios e a agricultura familiar que são bases importantes de geração de renda e empregos nos municípios”, afirmou.

Nos siga no