Economia

Compradores de gás querem discutir plano de contingência

Redação | 13/09/2008 10:18

Os grandes consumidores de gás natural boliviano estão se mobilizando para discutirem, juntamente com a Petrobras, um plano de contingenciamento, caso o fornecimento de gás seja interrompido.

Nesta semana, a Petrobras chegou a cortar o fornecimento a posto de combustíveis em Campo Grande. Os técnicos da MSGás simplesmente fecharam as válvulas. O desligamento durou três horas.

A Petrobras também cortou o fornecimento para algumas termoelétricas no sudeste, uma medida para garantir fornecimento para setores considerados prioritários. Porém os consumidores só souberam do corte horas antes das distribuidoras efetuá-los.     

   

O presidente executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, Ricardo Lima, pediu ontem que um plano de contingenciamento de gás no país seja elaborado com a participação de todos setores que usam o produto, para entrar em prática caso piore a crise política boliviana. Ele teme que medidas unilaterais sejam novamente tomadas pelo governo.

Conforme ele, as discussão está sendo feita dentro dos gabinetes em Brasília. O consumidor, maior interessado em quais seriam as alternativas e quais seriam as medidas a serem tomadas, não está efetivamente participando da discussão.

Nos siga no Google Notícias