Economia

Comércio deve contratar 155 mil temporários neste fim de ano

Paula Maciulevicius | 15/11/2012 14:27
Comércio prevê contratação de 4 mil funcionários temporários para festas de fim de ano na Capital. (Foto: Minamar Júnior)
Comércio prevê contratação de 4 mil funcionários temporários para festas de fim de ano na Capital. (Foto: Minamar Júnior)

No penúltimo mês do ano, as compras e a movimentação das festas já refletem no comércio, que prevê contratar 155 mil temporários neste fim de ano. O cálculo é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo, que contabiliza acréscimo de 5% em relação ao ano passado para todo País.

Segundo a entidade, 15% deste contingente devem ser efetivados após o Natal e o Ano Novo. Para transformar a vaga temporária em permanente e realizar o sonho do emprego estável, a recomendação é dedicar-se e levar a sério a oportunidade.

Em Campo Grande, a expectativa dos comerciantes é de que as vendas deste ano superem as do ano anterior. Para as contrações, a previsão é de que sejam 4 mil temporários, 15% a mais do que no fim de ano passado.

Para quem busca uma vaga, o mercado ainda está contratando. Uma das dicas de empresas que fazem consultoria em Recursos Humanos é ser objetivo no currículo em relação à formação, evitar colocar cursos não terminados; apresentar experiências de trabalhos anteriores e o tempo em cada estabelecimento. Para a entrevista, se apresentar de acordo com o estilo da loja onde está se candidatando à vaga, demonstrar interesse e vontade e manter e-mails e telefones ativos no currículo.

Conforme a previsão da Fecomércio, 15% dos 155 mil contratados podem passar de temporários para efetivos e para isto é preciso considerar desde o primeiro dia de trabalho, a oportunidade temporária como se fosse efetiva e comunicar o interesse de ser efetivado ao supervisor.

As empresas ainda reforçam que é preciso pesquisar e aprender o máximo possível sobre a loja ou comércio contratante, ser pontual e assíduo ao serviço, respeitar o cliente e se mostrar disponível para ajudar colegas e gerentes. (Com informações da Agência Brasil).

Nos siga no