Economia

Comércio de MS teve alta nas vendas de 9,2% em outubro, segundo o IBGE

Marta Ferreira | 14/12/2010 11:32

Resultado foi melhor do que a média nacional, de 8,8%

O volume de vendas do comércio de Mato Grosso do Sul aumentou 9,2% em outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O desempenho das vendas no Estado no mês das crianças foi maior que a média nacional, que registrou alta de 8,8% em comparação a outubro do ano passado. De janeiro a outubro, o volume de vendas cresceu 14,4% no Estado, conforme o IBGE. É um resultado também maior do que o nacional, de crescimento de 11,1%.

Segundo a pesquisa, com os resultados de outubro o setor completa seis meses consecutivos de taxas positivas.

Em relação aos outros estados, o desempenho de Mato Grosso do Sul no País foi o 14º melhor em outubro, junto com o Rio Grande do Sul. Todas as 27 unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para o Tocantins (73%), Rondônia (28,8%) e Roraima (27,2%). Entre os estados com maior participação no volume de vendas global do comércio, São Paulo registrou um crescimento de 7,5%; o Rio de Janeiro, de 10,8%; Minas Gerais, de 8,8%; o Rio Grande do Sul, de 9,2%; e Paraná, de 8,1%.

Por setor-Das dez atividades comerciais pesquisadas pelo IBGE, cinco registraram em outubro variações positivas em relação a setembro, com destaque para veículos e motos, partes e peças (6,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%); e móveis e eletrodomésticos (2,3%).

O ramo de material de construção ficou estável. Quatro atividades tiveram desempenho negativo, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10%).

Vendas do mês do Dia das Crianças tiveram alta de 9,2% em MS. (Foto: Arquivo)
Vendas do mês do Dia das Crianças tiveram alta de 9,2% em MS. (Foto: Arquivo)

Na comparação com outubro de 2009, todas as atividades registram aumentos. Os maiores índices foram nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (15,9%); e de móveis e eletrodomésticos (15,4%).

Em relação aos outros estados, o desempenho de Mato Grosso do Sul no País foi o 14º melhor em outubro, junto com o Rio Grande do Sul. Todas as 27 unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para o Tocantins (73%), Rondônia (28,8%) e Roraima (27,2%).

Nos siga no