Economia

Comerciários de Campo Grande querem aumento de 12%

Redação | 19/02/2009 19:05

O mesmo percentual concedido pelo governo para o salário mínimo, de 12%, está sendo exigido pelos empregados de supermercados na Capital. A decisão já foi discutida em assembleia e aprovada pelo SEC/Campo Grande (Sindicato dos Empregados em Supermercados de Campo Grande).

A proposta até já foi encaminhada, juntamente com outras reivindicações ao Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande. Até o dia 1º de abril, data base, o salário deverá ser definido, pois acontece a convenção coletiva do trabalho 2009/10 na mesma data.

Está marcada para o dia 11 de março a primeira reunião com o SEC/Campo Grande para que a assunto seja discutido com toda a categoria. A informação é de Idelmar da Mota Lima, representante dos mais de 8 mil trabalhadores no setor de supermercados e armazéns da Capital. O encontro com os patrões será às 17h.

Neste ano, os comerciários têm um grande trunfo nas mãos como instrumento de negociação: a decisão da 4ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, que proibiu o trabalho dos empregados em supermercados em 12 feriados.

Os supermercados só poderão colocar funcionários para trabalhar nesses dias se for firmada a decisão em na convenção coletiva do trabalho. Em recente assembleia geral de empregados em supermercados, a categoria já adiantou que não abre mão de alguns feriados que são fundamentais para o convívio familiar. Outros podem até ser negociados, desde que haja as devidas compensações.

Nos siga no Google Notícias