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Com jeito de quitanda antiga, sacolão familiar começou com uma bicicleta

Empreendimento que começou na região das Moreninhas sempre apostou em bairros e vilas para disseminar o negócio de hortifrútis e manter a renda da família

Da Redação | 21/09/2015 08:07
Clarice, Vander e a filha do casal, ao lado do pioneiro João Pereira Martins (Foto:Divulgação)
Clarice, Vander e a filha do casal, ao lado do pioneiro João Pereira Martins (Foto:Divulgação)

Aos 35 anos, a comerciante Clarice Pereira Martins lembra com carinho e orgulho de quando era criança e acompanhava o pai na venda de verduras de porta em porta na região das Moreninhas, em Campo Grande. João Pereira Martins, 65 anos, começou a vender hortifrúti de bicicleta há mais de 20 anos e, na época, a sala da própria casa era o local de armazenagem das frutas e verduras compradas todos os dias no Ceasa da capital.

Não demorou muito, no entanto, e a garupa da bicicleta ficou pequena. Devido ao rápido aumento de fregueses, João passou a utilizar um carrinho de mão para levar mais produtos e, então, Clarice e o irmão passaram a andar de bicicleta acompanhando o pai. “Quando faltava alguma coisa, a gente corria em casa e abastecia o carrinho para não deixar de atender ninguém”, conta.

O pequeno negócio que lembra as tradicionais quitandas (Foto: Divulgação)

E foi assim, conhecendo o negócio desde pequena e seguindo os passos do pai que Clarisse conseguiu um ponto para montar o seu próprio comércio. Ela e o marido, Vander Leandro Lima, 27 anos, conduzem há cinco anos o Sacolão Bom Sucesso, no bairro Universitário, conservando um aspecto de quitanda antiga. “Praticamente toda a minha família vive do hortifrúti há muitos anos, desde que meu pai iniciou o negócio e todos nós aprendemos”, relata.

Ainda hoje, o pai não abre mão de seu estabelecimento nas Moreninhas, onde construiu a vida, criou a família e fez muitos amigos. “E esses vizinhos-clientes também não abrem mão de comprar frutas e verduras de qualidade todos os dias”, diz a comerciante. “A comodidade de ter tudo fresquinho no próprio bairro atrai os clientes, que não precisam se descolocar muito em busca de bons produtos”, acrescenta. Para facilitar ainda mais a vida dos fregueses, ela abre o estabelecimento aos finais de semana e feriados.

Produtos de qualidade e selecionados para os clientes (Foto: Divulgação)

Para Clarice, essa parceria com a comunidade de seu bairro, em que as pessoas compram no local e recebem atendimento e produtos de qualidade, é extremamente benéfica para uma ampla cadeia de pessoas que tiram o sustento do segmento. “Como ficamos o tempo todo cuidando do negócio, também consumimos quase tudo o que precisamos aqui mesmo, onde conhecemos a procedência dos produtos e, além disso, colaboramos uns com os outros”, diz.

É por isso que, na opinião da comerciante, iniciativas como o Movimento Compre do Pequeno Negócio, do Sebrae, são fundamentais para manter e ampliar essa cadeia de geração de emprego e renda, incentivando que as pessoas busquem cada vez mais atender a suas necessidades nos estabelecimentos próximos de onde moram.

Compre do Pequeno

Lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o Movimento Compre do Pequeno Negócio estimula a comunidade a consumir seus produtos de micro e pequenos empreendimentos, chamando a atenção para a importância deles para a economia de cada região da cidade e para fazer o dinheiro circular localmente.

A data oficial do movimento é 5 de outubro, quando se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa. Se você também é um pequeno comerciante, participe da iniciativa e ajude a difundir a importância dessa escolha para a economia de seu bairro ou região. Acesse www.compredopequeno.com.br e cadastre-se gratuitamente para receber o material completo da campanha e divulgar sua marca.

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