Economia

Com horário de verão, consumo de energia vai diminuir 5% no Estado

Renata Volpe Haddad | 16/10/2015 17:11
Redução na demanda de energia no Estado será de aproximadamente 5%, segundo a Energisa. (Foto: Gerson Walber)
Redução na demanda de energia no Estado será de aproximadamente 5%, segundo a Energisa. (Foto: Gerson Walber)

Com o horário de verão começando neste domingo (18), a redução na demanda de energia esperada em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 5%, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Conforme a Energisa, o consumidor normalmente não percebe esta redução de consumo na conta de energia, pois há mudança dos hábitos comportamentais como deixar de utilizar o chuveiro na posição inverno, que gasta mais energia, mas, por outro lado, intensificar a utilização do ventilador ou ar condicionado.

De acordo com o gerente do DEOP (Departamento de Operação), Adilson Panizza, com o horário de verão, existe uma redistribuição do consumo neste período. "Isso porque, uma vez que o consumo de energia dos clientes residenciais, quando retornam para suas casas, não coincide com a entrada da iluminação pública, evitando-se assim uma demanda maior neste período”, explica.

O horário de verão que começa neste domingo (18), se estende até o dia 21 de fevereiro de 2016. À meia-noite de sábado para domingo, os residentes de 10 Estados, além do Distrito Federal, terão de adiantar os relógios em uma hora.

A Energisa dá dicas para o consumo de energia. Confira: 

. Aproveitar ao máximo a claridade do dia deixando as cortinas abertas e evitando acender as lâmpadas;

. Adotar cores claras nas paredes também ajuda a refletir mais a luz;

. Deixar o chuveiro na posição verão, pois contribui para reduzir cerca de 30% do consumo;

. Abrir a geladeira o menor número de vezes possível, pois o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados;

. Preferir equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;

. Preferir lâmpadas eficientes, pois gastam menos que as convencionais;

. Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês;

. Limpar os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;

. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixar a porta fechada;

. Evitar deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programar o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.

Nos siga no