Economia

Com 2ª loja, rede eleva número de fornecedores de hortifrutis locais

Luciana Brazil | 14/08/2013 14:16
Empresa prioriza fornecimento de pequenos produtores e já soma 70% de hortifrutis locais. (Fotos: Simão Nogueira)
Empresa prioriza fornecimento de pequenos produtores e já soma 70% de hortifrutis locais. (Fotos: Simão Nogueira)

Ao todo, 70% dos hortifrutis do Hipermercado Walmart, multinacional norte-americana, que inaugura amanhã (15) a segunda loja na Capital, são de pequenos produtores do Estado. Hoje, já são 40 famílias fornecendo ao hipermercado produtos produzidos em Mato Grosso do Sul.

O número é bem distante da realidade da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), onde 80% dos produtos comercializados são "importados" de outros estados. Apenas 20% dos hortifrutis são locais. 

Segundo o diretor da nova unidade do Walmart, Davi Barros, 100% das folhagens e produtos embalados de hortifrutis (pepino, pimentão, abobrinha e quiabo) são fornecidos por pequenos produtores do Estado. Apesar da forte regionalização, objetivo principal do grupo norte-americano no setor, frutas como banana, maçã, uva e laranja ainda são procedentes de outros estados.

“Queremos tornar 100% regional, mas ainda temos alguns produtos que vêem de fora”, pontuou Davi.

Há 10 anos o hipermercado criou o “Clube dos Produtores”, um programa que viabiliza a comercialização direta da produção familiar nos mais de 500 supermercados da rede.

A intenção é garantir que pequenos e médios fornecedores tenham acesso ao grande varejo, oferecendo produtos de qualidade a partir de uma produção mais sustentável.

Em 2012, o programa comprou R$ 150 milhões em produtos. Com a inauguração da segunda loja na Capital, o número de fornecedores que era de 18 passou a ser de 40 famílias. Ao todo, o hipermercado tem 60 fornecedores oriundos do Estado.

Além de consultorias, os membros  do clube possuem prioridade no descarregamento, preferência na antecipação de crédito e prazo diferenciado para pagamento.

“Fazer parte do clube impacta na economia do produtor, o faz gerar emprego, crescer e se desenvolver. Os produtos são avaliados antes que o fornecimento tenha início, além de receber uma vistoria técnica periodicamente”, explica o diretor.

A empresa não exige a exclusividade, o que, segundo Davi, proporciona o crescimento do produtor. “O objetivo é que ele cresça. Ele pode fornecer para outros hipermercados, nada impede”.

 

O objetivo da empresa é tornar o fornecimento 100% local.
Além da laranja, uva, maçã e banana ainda chegam de outros estados.

Nova unidade: Foram investidos R$ 35 milhões na construção do novo Walmart, no Shopping Bosques dos Ipês, na Avenida Cônsul Assaf Trad, que inaugura amanhã, às 14 horas.

O empreendimento é ecoeficiente, com sistemas que amenizam o impacto ambiental e contemplam iniciativas sustentáveis. A luz inteligente instalada na loja diminui o consumo de energia, e, além disso, foram instalados refrigeradores com portas, o que também garante a eficiência energética.

O hipermercado tem sete mil metros quadrados, 25 checkouts e 65 mil itens, entre alimentos e não alimentos. A nova unidade tem 170 funcionários.

No país, o Walmart opera com mais de 557 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 estados brasileiros. Em Campo Grande o grupo possui quatro unidades, o Maxxi Atacado e o hipermercado Walmart.

A empresa também criou um novo modelo comercial: Preço Baixo Todo Dia (PBTD). A política reduz os preços das mercadorias por períodos mais longos e acaba com promoções pontuais.

"O cliente pode trazer o encarte de outras empresas, e se o produto lá estiver mais barato, nós cobrimos a diferença, sem nenhuma burocracia, no próprio caixa", explicou Davi.

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