Economia

Cidades do Nordeste são os destinos mais procurados no país

Jean Sampaio | 19/08/2014 16:38

Alagoas, Bahia e Ceará realizam ações conjuntas com empresários do setor turístico para promover o potencial desses estados e de suas capitais, Maceió, Salvador e Fortaleza. Para atrair mais turistas e negócios, estão sendo montadas uma grade de participação desses estados em eventos importantes, no país e no exterior. Os eventos contam com a participação de agências de turismo e companhias aéreas.

A capital do Ceará, Fortaleza, é o destino mais visitado do país e esse título é produto das diversas iniciativas do governo do Ceará com os empresários do ramo. Um estudo, encomendada pelo Ministério do Turismo, ouviu mais de 1.200 pessoas em aeroportos brasileiros e avaliou 116 roteiros turísticos nacionais e deu esse título à cidade. A maioria dos entrevistados escolheu comprar pacotes para Fortaleza em detrimento de outros destinos como Natal e Serras Gaúchas.

Outra cidade a receber dividendos por essas iniciativas público-privadas é Maceió. A cidade obteve o título de segundo destino com mais pacotes de viagens vendidos do nordeste. A notícia foi divulgada pelo Vice Presidente de Vendas, Produtos e Marketing da operadora CVC, Valter Patriani, durante a Feira da Associação dos Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), na cidade de Ribeirão Preto.

O estado da Bahia, com o objetivo de propagar o potencial turístico além-fronteiras, tem em sua agenda uma série de encontros. Eventos em Miami e Paris, além de eventos no país onde está concentrado o maior número de visitantes, a Argentina. Eventos em Buenos Aires e na cidade de Córdoba — próxima rota direta à capital baiana — vão ser realizados no mês de setembro.

Ainda de acordo com o Ministério do Turismo, dos 1.200 turistas entrevistados, 51% disseram que viajam em férias. Cerca de 70% viajam por conta própria, sem agências ou pacotes. A maioria dos turistas são da região Sudeste (45%) e Nordeste (21%). Cerca de 71% fizeram pelo menos duas viagens de lazer nos últimos 12 meses e 94% viajaram mais de duas vezes para o mesmo lugar.

Nos siga no Google Notícias