Economia

Ceramistas de MS conhecem as tendências da Europa

Redação | 30/09/2009 12:37

Missão da Fiems (Federação das Indústrias), composta por 18 empresários ceramistas de Mato Grosso do Sul, foram à Europa confererir as últimas tendências do setor.

Os empresários aproveitaram a estadia nas cidades espanholas de Castellón e Valência para conhecer designs cerâmicos do mercado europeu.

Eles também participarão, em Bolonha, na Itália, da Feira Cersaie, considerada a maior divulgadora de design e evolução de tecnologia de revestimentos cerâmicos do mundo.

O evento reúne 1.074 expositores e expectativa de receber 84 mil visitantes de diversos países do mundo.

Em Milão, os empresários vão visitar a empresa Vuzeta Biodiesel, que tem como principal produto o combustível sintético líquido.

O sistema Vuzeta consegue transformar diretamente o combustível líquido produzido em energia elétrica acoplado a um gerador diesel, sendo que o rendimento médio é de 5 kW para cada litro de óleo combustível produzido.

Para a empresária Cláudia Pinedo Zottos Volpini, proprietária da Cerâmica Projetada de Terenos e presidente do Sindicer (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Estado), além de conhecerem as últimas tecnologias do setor durante a visita ao ITC (Instituto de Tecnologia Cerâmica) de Castellón, eles verificam nas fábricas quais as novidades da Europa no segmento cerâmico e quais produtos podem ser desenvolvidos em Mato Grosso do Sul.

"A nossa missão está sendo bastante interessante e é visível o entusiasmo dos empresários quando visitamos algumas empresas espanholas. Nós conseguimos verificar in loco o parque fabril dessas indústrias cerâmicas que são imensas", disse Cláudia Volpini, acrescentando essa possibilidade estimulou os empresários.

"Tudo está valendo a pena, pois eles observaram como é o processo produtivo e imaginaram a aplicação daquilo na sua realidade.

Nos siga no Google Notícias