Economia

Caixa amplia prazo de pagamento para linha que refinancia imóveis

Marta Ferreira | 14/06/2011 14:29

A Caixa Econômica Federal ampliou o prazo de pagamento da linha de crédito que refinancia imóveis. Antes de 120 meses, o prazo máximo agora é de 180 meses. A partir de agora, imóvel único também é aceito como garantia.

“A aceitação do único imóvel residencial, como garantia, e o aumento de prazo, aliado às demais condições já disponíveis, amplia a base de clientes que podem ter acesso ao Crédito Aporte Caixa”, segundo o superintendente nacional de Pessoa Física de Média e Alta Renda do banco, Mario Ferreira Neto.

Somente em 2011, a Caixa liberou R$ 340 milhões, em operações de crédito pessoal com garantia de imóvel. A quantia é superior a toda a contratação do ano de 2010 na modaliade, bastante usada em outros países.

A modalidade de empréstimo também é conhecida, no mercado, como Home Equity, refinanciamento de imóveis ou Sem Destinação Específica (SDE). Normalmente, é utilizada por empreendedores autônomos ou sócios de empresas, que precisam de capital para expansão ou melhoria do seu negócio, e também por pessoas que desejam recursos de longo prazo, para pagar o estudo dos filhos, trocar uma dívida cara por outra mais barata, ou adquirir bens e imóveis.

Para ter acesso ao crédito, o cliente só precisa ter um lote urbano, ou um imóvel comercial ou residencial, mesmo alugado ou ocupado, que possa ser apresentado como garantia (alienação fiduciária), e que esteja desembaraçado de quaisquer ônus. Para empréstimos de até R$200 mil poderá ser aceito o carnê do IPTU, em substituição à avaliação pela engenharia da CAIXA. Não há limite máximo de empréstimo ou de valor de imóvel, respeitada a capacidade de pagamento do cliente.

Nos siga no Google Notícias