Economia

Bernal descarta sortear prêmio especial para quem pagar IPTU à vista

Luciana Brazil e Zana Zaidan | 03/02/2014 16:52

Neste ano, os contribuintes que quitarem à vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 não vão concorrer a prêmios especiais para quem pagar o tributo à vista. Em outras épocas, quem pagava à vista, além do desconto de 20%, concorria a uma casa ou apartamento.

No ano passado, o primeiro ano da administração de Alcides Bernal (PP), os prêmios especiais também não fizeram parte da programação 

Na administração anterior, do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), casas e apartamentos eram motivo de esperança para quem quitava à vista o imposto. Muitos contribuintes se apertavam um pouco mais no início do ano, quitando o IPTU à vista, para concorrer ao prêmio especial.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, em 2014, todos os contribuintes, incluindo os que pagam o imposto parcelado, concorrerão aos prêmios, que incluem um carro zero.

A prefeitura já confirmou os prêmios do Programa “IPTU Dá Prêmios 2014” que serão sorteados durante o ano. Além do carro zero quilômetro, haverá notebooks, televisores LCD, fornos microondas e aparelhos de ar-condicionado.

Todos os contribuintes que estiverem em dia com o imposto concorrem aos prêmios, fazendo o pagamento à vista ou parcelado.

Até o dia 10 de fevereiro, os contribuintes que pagarem à vista terão 20% de desconto. Já para quem parcelar o IPTU e pagar a primeira parcela até o dia 10 deste mês, o desconto será de 10%.

O primeiro sorteio será dia 28 de março, o segundo sorteio acontece no dia 1° de agosto. O último sorteio será realizado no dia 31 de outubro.

O imposto pode ser dividido em 10 parcelas, sendo quitado até novembro. No site da prefeitura - capital.ms.gov.br -estão listados os pontos de pagamento do IPTU.

Thiago espera que dinheiro gasto na compra de apartamentos seja convertido em melhorias nos bairros (Foto: Cleber Gellio)
Thiago espera que dinheiro gasto na compra de apartamentos seja convertido em melhorias nos bairros (Foto: Cleber Gellio)
Dinheiro deve ser investido no cidadão, opina Aderson (Foto: Cleber Gellio)

Contribuintes - O contribuinte que paga o imposto em dia, por outro lado, espera que sem prêmios com maior valor comercial, o valor investido pela prefeitura na compra de casas e apartamentos, por exemplo, seja revertido em melhorias para a população.

“Já que tiraram esse ‘incentivo’ que usem esse dinheiro do prêmio para fazer benfeitorias nos bairros, porque a gente já paga o IPTU , mas não vê nada melhoras, às vezes até piora de um ano para outro", acredita o vendedor autônomo Thiago Lima de Mesquita, 26 anos.

Alguns moradores, inclusive, ficaram surpresos com o corte da promoção para o contribuinte. "Só se for algum corte de gastos da prefeitura. Mas, então, que apliquem bem esse dinheiro que vai sobrar, e que usem para o nós, para o cidadão', frisa o bombeiro Aderson Lima Lobo, 52 anos.

Nos siga no