Economia

Bancos divulgam canais para servidor suspender pagamento do consignado

Entre as aopções para os servidores está aplicativo, telefone, caixa eletrônico ou ir até agência

Leonardo Rocha | 18/05/2020 10:34
Agência da Caixa Econômica, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Agência da Caixa Econômica, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

As instituições bancárias em Mato Grosso do Sul divulgaram os canais para que os servidores estaduais possam fazer a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados, durante o período de 90 dias, em função da pandemia. As opções disponíveis são pelo aplicativo dos bancos, caixa eletrônico, telefone ou indo até a agência (bancária) para garantir o benefício.

O Banco Itáu por exemplo ofereceu à disposição o telefone (0800 724 21 02). Já o Banco do Brasil colocou entre os canais, o aplicativo, caixa eletrônico e contato por (4003 3001). O (Banco) Santander além dos meios digitais, ofereceu as linhas 40043535 para Capital e demais cidades: 0800 702 3535.

Já a Cooperativa Sicredi informou que o servidor deve procurar a agência, onde o serviço foi contratado, enquanto que a Sicoob citou a agência da Avenida Mato Grosso, 3195, em Campo Grande, assim como o telefone: 3321-1954. (confira a lista completa abaixo)

Lei - A suspensão do pagamento (consignados) foi aprovada na Assembleia Legislativa e depois se tornou lei estadual. Para ter acesso ao benefício, o servidor precisa assinar um requerimento, no “Portal do Servidor”, onde se responsabiliza por eventuais encargos financeiros.

Este requerimento deve ser repassado para as agências bancárias, ou enviado por e-mail (consignado@sad.ms.gov.br) para Secretaria Estadual de Administração, que encaminha para as instituições financeiras. O prazo de suspensão das parcelas é de 90 dias, no entanto pode ser prorrogado caso continue a pandemia no Estado.

No último dia 13, o Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor)  requisitou uma serie de informações aos bancos, em relação a como a lei estava sendo aplicada, sobre a orientação aos servidores, que encargos financeiros poderiam ser cobrados e quantos já tinham acesso ao benefício.

Canais – Os bancos resolveram divulgar os canais em que os servidores podem entrar em contato e firmar a suspensão dos consignados, já que esta opção é facultativa, ou seja, só vai ter acesso quiser buscar o benefício, os demais poderão pagar suas parcelas mensais normalmente. 

Confira abaixo as opções de cada banco:


Nos siga no