Economia

Atendimento presencial em banco agora só no dia 29 de março

Títulos que vençam na semana que vem, transformada em "feriadão", devem ter data prorrogada, diz defensor

Marta Ferreira | 19/03/2021 15:47
Clientes fazem fila em frente a agência da Caixa, que estarão fechadas na semana que vem em atendimento a decreto municipal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Clientes fazem fila em frente a agência da Caixa, que estarão fechadas na semana que vem em atendimento a decreto municipal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Se você precisava de atendimento presencial em bancos e não foi hoje, agora só poderá fazer isso no dia 29 de março, com a entrada em vigor do “feriadão” criado pela prefeitura de Campo Grande para tentar frear o avanço da covid-19.  De segunda-feira (22) até sexta-feira (26), as agências vão fechar, como previsto no decreto que será publicado ainda hoje.

Conforme a regra determinada, com autorização da Câmara de vereadores, 32 setores essenciais podem atender. As instituições bancárias não estão entre eles. Com isso, o cliente deve usar as opções de autoatendimento, nos aplicativos dos bancos, internet banking e caixa eletrônico.

De acordo com o defensor-público-geral de Mato Grosso do Sul, Fabio Rombi, se o cliente tiver problema, pode acionar os órgãos de proteção ao consumidor.  

“É claro que o consumidor consegue fazer muita coisa via Internet e autoatendimento (caixa eletrônico), mas não tudo”, comenta.

 Para a autoridade, como será feriado, a rigor o vencimento de títulos, por exemplo, fica prorrogado para o primeiro dia seguinte de funcionamento bancário. “Se os Bancos não aceitarem isso, o Procon precisará intervir”, explicou.

Ainda segundo Rombi, em último caso, se não houver entendimento entre cliente e banco, caberá ao consumidor ajuizar ação de consignação em pagamento para depositar judicialmente o valor que entende correto, sem encargos por suposto atraso no pagamento.

O Procon ainda não informou se vai adotar algum tipo de atendimento diferenciado. 

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