Economia

Até 2015, Campo Grande deverá ter mais três novos shoppings

Lidiane Kober | 18/08/2013 08:10
Área foi totalmente demolida para a construção do novo shopping no centro (Foto: Marcos Ermínio)
Área foi totalmente demolida para a construção do novo shopping no centro (Foto: Marcos Ermínio)

Campo Grande deverá contar com três novos shoppings até 2015. Um deles será construído na região das Moreninhas, outro, no Bairro Rita Viera e um último na Avenida Calógeras, no centro da Capital. Os empreendimentos levarão em conta as características de cada região e contarão com salas de cinemas a tradicionais redes de lojas e hipermercados.

As negociações começaram na gestão do ex-vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB) a frente da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio). “Quando estava na pasta, dois investidores individuais me procuraram para articular a construção dos empreendimentos na Avenida Três Barras e nas Moreninhas”, contou. “E o grupo Saad (Empreendimentos Imobiliários Ltda) já tem terreno no centro da cidade para levantar outro shopping”, emendou.

Autor da ideia de abrir o empreendimento na região das Moreninhas, o empresário Anagildes Caetano de Oliveira mantém a intenção e adiantou algumas atrações do local. “Grandes redes, como o Comper, Anita Calçados, Studio Z, Multicasa, uma empresa de cinema com quatro salas e uma loja de games, aderiram ao projeto”, contou.

Segundo ele, o shopping ficará na Rua Fraiburgo, entre a Moreninha I e II. “São 25 mil metros quadrados de área construída e 63 mil metros quadrados de área total, com espaço para mil vagas de estacionamento”, detalhou. Uma filial do Banco do Brasil já estaria operando no local.

O plano do empresário é arrecadar R$ 100 milhões para investir no acabamento do shopping. “Será no estilo moderno, adequado à região”, disse. Ele até contratou uma empresa de São Paulo para realizar pesquisa de mercado a fim de analisar a viabilidade do empreendimento. “Tem mercado”, comemorou.

Anagildes, no entanto, explicou que para o shopping sair do papel é preciso dar fim a invasão de área na frente do terreno. “Cerca de 40 famílias moram lá em baixo de rede de alta tensão”, afirmou. “Em duas ocasiões, estive com o prefeito Alcides Bernal (PP) e ele prometeu remover as famílias”, emendou.

Um loteamento, inclusive, próximo ao local, estaria praticamente pronto para abrigar o grupo. “Isso irá acontecer logo, porque tem projeto de uma avenida passar pelo local, com recurso do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) Mobilidade”, revelou o empresário.

Rita Vieira – Na Avenida Três Barras, outro investidor manifestou a Edil o plano de construir um shopping. “Ele tem um terreno grande lá e o plano inicial era fazer um loteamento de casas, mais o empresário pensou melhor e decidiu investir em um shopping”, contou.

Para Edil, a ideia é viável. “A região tem muito a crescer e precisa, por exemplo, de um grande supermercado”, comentou. O vereador, no entanto, frisou que agora o empresário não está na cidade para dar mais detalhes. “Ele está nos Estados Unidos”, disse.

Na Avenida Calógeras, entre as Ruas Dom Aquino e Cândido Mariano, o grupo Saad preparou terreno para abrigar um shopping de luxo em Campo Grande. As obras, no entanto, estão paradas, depois de os empresários amargurarem prejuízos com o primeiro investimento, no Shopping 26 de Agosto.

Em marco deste ano, o grupo colocou o empreendimento à venda por R$ 50 milhões. De acordo com entrevista concedida na época ao Campo Grande News, o proprietário Rubens Saad atribuiu a decisão ao movimento bem abaixo do esperado.

Na inauguração, em setembro de 2011, 320 das 550 lojas funcionavam no local. Hoje, conforme o proprietário, são cerca de 20 lojas de portas abertas. O centro comercial, localizado no entre as ruas 7 de Setembro, 26 de Agosto a avenida Calógeras, também abriga o Posto de Identificação Central de Campo Grande e uma agência dos Correios.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com Saad para saber sobre o novo projeto, mas não obteve retorno. A atual secretária da Sedesc, Dharleng Campos de Oliveira, também não se manifestou sobre os novos empreendimentos. Nesta semana, foi inaugura na Capital o Shopping Bosque dos Ipês, na saída para Cuiabá.

Nos siga no