Economia

Assomasul aponta nova queda de repasse federal às prefeituras de MS

Leonardo Rocha | 16/06/2014 13:19
Presidente da Assomasul aponta nova queda nos repasses de FPM em MS (Foto: Arquivo)
Presidente da Assomasul aponta nova queda nos repasses de FPM em MS (Foto: Arquivo)

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) aponta nova queda nos repasses federais para as prefeituras do Estado. De acordo com a entidade, existem previsões da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) que indicam que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) será menor em 24,9% neste mês (junho) em relação a maio.

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, afirmou que as contas das prefeituras estão aumentando, enquanto que os repasses seguem diminuindo, não seguindo o mesmo ritmo, o que prejudica o planejamento financeiro do executivo.

Os prefeitos alegam que esta perda de receita de FPM acontece em função da política do governo federal, que realizou incentivos sobre produtos industrializados, influenciando a queda dos repasses. A orientação é para contenção de gastos nas prefeituras, para que não haja impactos maiores nos serviços básicos da população.

De acordo com levantamento da entidade, a situação ainda pode piorar já que a previsão para os repasses de julho e agosto não são otimistas. Segundo o Tesouro Nacional, o FPM terá elevação de apenas 1% no próximo mês e 6% em agosto em relação aos meses anteriores.

Nos siga no