Economia

Após demissões, governador procura dono do Independência

Redação | 24/03/2009 15:39

O governador André Puccinelli (PMDB) conversou por telefone hoje com o empresário Toninho Russo, presidente do grupo Independência, sobre a demissão de trabalhadores em Mato Grosso do Sul.

André governador reforçou que tenta agilizar a liberação da segunda parcela de empréstimo solicitado ao BNDES, que daria fôlego ao frigorífico para continuar em atividade.

O governador também conversou com o vice-presidente do Banco do Brasil, para solicitar apoio na intermediação para que o dinheiro seja liberado, cerca de R$ 250 milhões.

O Independência tinha 3 unidades em Mato Grosso do Sul. No início do ano fechou em Campo Grande, com demissão de 400 pessoas e hoje anunciou o fechamento em Anastácio com 870 demitidos.

A empresa também encerrou as atividades na unidade de Senador Canedo, em Goiás.

A bancada federal também tenta agilizar a liberação, para impedir que a unidade de Nova Andradina seja sacrificada.

Segundo o governador, desde a suspensão dos abates em fevereiro, o Estado já buscava viabilizar apoio financeiro ao frigorífico, líder em exportações no ano passado em Mato Grosso do Sul. A condição imposta, no entanto, é que parte do dinheiro a ser liberado sirva para pagar produtores que venderam gado ao Independência e não receberam.

No dia 2 de março foi anunciado o pedido de recuperação judicial pelo Independência que terá até maio para apresentar um plano de reestruturação e proposta de negociação com os credores.

Nos siga no Google Notícias