Economia

Apesar do dólar alto, lojistas garantem que comércio da fronteira vai bem

Liana Feitosa | 17/02/2015 09:27
Lojas da região de fronteira vivem bom momento, segundo presidente da Associação Comercial. (Foto: Arquivo / Aral Moreira News)
Lojas da região de fronteira vivem bom momento, segundo presidente da Associação Comercial. (Foto: Arquivo / Aral Moreira News)

As primeiras semanas do ano foram de movimento intenso na região de fronteira, principalmente no comércio, garantem os empresários. Apesar do dólar em alta, próximo aos R$ 3,00 em locais como o Shopping China, o presidente da ACEPP (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), Eduardo Gauna, acredita que o aquecimento na economia local demonstra a estabilidade do comércio da cidade que fica a 323 quilômetros de Campo Grande.

"Em janeiro deste ano, os lojistas não fizeram grandes liquidações. Isso é um sinal de que o comércio está bom e não precisou liquidar. Neste ano, o movimento foi 30% maior que no início do ano passado", avalia Gauna.

Solidez - O representante explica que, em dezembro, de olho na melhor época do ano para as vendas em geral, a Associação Comercial sorteou 15 prêmios aos consumidores, incluindo um carro 0km. "Promovemos essas ações para oferecer vantagens ao consumidor, mas a procura dos turistas pela fronteira é natural, independente da época. O fortalecimento do nosso comércio gera bons resultados. Acredito que a fronteira vive um ótimo momento no comércio", afirma.

O gerente Cláudio Dias, de um hotel de 70 apartamentos, acredita que a época é boa, mas a realidade poderia ser um pouco diferente. "Esse começo do ano não está super aquecido, mas o movimento é frequente e nossa expectativa é de que as coisas fiquem ainda melhores", compartilha.

Bom momento - Uma empresária que atua há 22 anos no ramo alimentício de Ponta Porã considera as primeiras semanas do ano muito positivas para o setor. "Já tivemos épocas melhores, mas o movimento está muito bom. Temos clientes consolidados, que nos conhecem há muito tempo e, sempre que retornam à cidade, procuram nosso restaurante", conta a empreendedora que preferiu não ter o nome divulgado.

Dona de dois restaurantes na região da fronteira, ela investe em melhorias para continuar atraindo o consumidor e acredita que essa é uma atitude importante. "No mês de outubro do ano passado fiz uma reforma no restaurante, nossos clientes gostam e precisamos ter sempre um ambiente agradável para oferecer", analisa.

Feriado - Para o carnaval, a expectativa é ainda mais positiva. Segundo Gauna, neste ano a festa acontecerá nas ruas para atrair mais turistas. "Queremos resgatar essa festa e promover brincadeiras e alegria para chamar a atenção do consumidor", afirma.

A programação de carnaval, em Ponta Porã, acontece no domingo (15) e na terça-feira (17).

Nos siga no