Economia

Ao abrir feira, Fiems diz que setor vive melhor cenário

Redação | 27/05/2008 20:12

O discurso foi de otimismo na abertura da feira Expo MS Industrial, que começou hoje e vai até o dia 31, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, destacou que o setor teve crescimento nos últimos anos e classificou o atual momento como o melhor cenário econômico vivido pelo Estado desde sua criação, em 1977.

Para embasar a afirmação, Longen citou um dado relativo ao PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas no Estado. De acordo com ele, em três anos, de 2002 a 2003, dobrou o número de municípios sul-mato-grossenses onde o PIB da indústria já é o maior entre os setores, desbancando a agricultura e a pecuária. Antes eram 8 e agora são 16.

Longen citou também o número de indústrias existentes hoje no Estado, 8.311, e o contigente de pessoas empregadas nelas formalmente: 77.373 mil.

 

A feira faz parte de um projeto maior lançado pela Fiems em 2007, o Indústria Ativa, que contém 71 subprojetos, com investimentos previstos de R$ 23 milhões.

Presente ao evento de abertura da Expo MS Industrial, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, elogiou  a iniciativa da Fiems, dizendo que ela segue na trilha de diversificar a base econômica estadual, para que ela não dependa apenas do que chamou de trinômio gado-soja-comércio.

O prefeito também citou números para demonstrar a participação do município nas mudanças no setor industrial, que vão além do incentivo fiscal que vem sendo dado. Segundo ele, em 3 anos, os órgãos municipais qualificaram 33 mil profisssionais para a indústria.

O governador em exercício Jerson Martins (PMDB) também prestigiou o evento e lembrou que ele acontece em um momento em que o governador André Puccinelli está em missão internacional, que começou na Europa e termina no Japão, justamente para conquistar novos investimentos para Mato Grosso do Sul

A feira -  Expo MS Industrial tem 166 estandes montados apresentando a produção da indústria no Estado. Além da vitrine para o setor, ela terá também palestras, seminários e rodadas de negócio.

A entradana feira é franca. A expectativa é de 30 mil visitantes. Já estão inscritos mais de 12 mil pessoas para os eventos.

Nos siga no Google Notícias