Economia

André diz que cidades terão incentivos diferenciados para crescer mais

Aline dos Santos | 15/12/2011 10:28

Dados do PIB apontam que cinco municípios concentram mais da metade das riquezas produzidas pela economia estadual

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que dará incentivos diferenciados para estimular o crescimento no interior de Mato Grosso do Sul. Dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados ontem apontam que cinco cidades – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã – concentram mais da metade das riquezas produzidas pela economia estadual.

“Vai ter uma diferenciação de incentivos para equalizar a distribuição de riquezas por igual”, afirmou o governador em entrevista do jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Em 2009, o PIB de Mato Grosso do Sul foi de 36 bilhões. De acordo com Puccinelli, com base no ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico), serão definidos projetos atendendo a vocação econômica de cada região.

“Vamos planejar 2012, 2013 e 2014. Para uma região, vamos incentivar a construção civil. Onde o solo é de primeiro padrão, será induzido o plantio de alimentos e silvicultura. Nas pequenas cidades, vamos investir na indústria do vestuário”, explica o governador.

Impostos – Ainda sobre economia, Puccinelli salienta que abaixou a pauta para reduzir o preço final do óleo diesel. “É bom que os revendedores digam para a população que a margem de lucro tem aumentado”, afirma.

Conforme ele, a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do óleo diesel permanece em 17%. Mas, com a redução da pauta, o imposto aplicado fica em 14,5%. “É menor do que Mato Grosso, Goiás”, afirma.

Nos siga no Google Notícias