Economia

Anatel decide semana que vem reajuste da telefonia fixa

Redação | 18/07/2008 17:11

Os índices de reajuste das tarifas da telefonia fixa podem ser definidos na próxima semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que serve de base para o reajuste das tarifas, ficou em 4,46%.

Sobre esse percentual, ainda há um desconto determinado pelo Fator X, que estipula a redução que deve ser aplicada para calcular o reajuste das tarifas. Esse índice, que é calculado com base na produtividade das concessionárias, foi divulgado hoje (18) pela Anatel e ficou em 2,92%.

Como a metodologia de cálculo para o Fator X foi alterada este ano, uma parte do reajuste ainda será calculada com base na metodologia antiga. Por isso, segundo a Anatel, ainda não é possível determinar qual será o percentual do reajuste aplicado nas tarifas telefônicas este ano.

Após a divulgação dos índices do IST e do Fator X, as concessionárias devem fazer suas propostas de reajuste para o Conselho Diretor da Agência, que dá a palavra final sobre os índices que serão aplicados. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 30 de julho, mas os conselheiros podem tomar decisões antes disso, por meio de circuito deliberativo.

No ano passado, os percentuais de reajuste autorizados pela Anatel para a telefonia fixa variaram de 1,8% a 2,2%, de acordo com cada concessionária.

Nos siga no Google Notícias