Economia

Álcool eleva competitividade para Mato Grosso do Sul e mais 7 estados

João Humberto | 20/12/2010 12:21

A competitividade dos preços de álcool nos postos de combustíveis aumentou para Mato Grosso do Sul e sete estados brasileiros em relação à gasolina, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis), compilados pelo AE-Taxas, referentes à semana terminada em 17 de dezembro de 2010.

Hoje, o álcool também está competitivo nos estados de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Tocantins. Na Bahia e Rondônia é indiferente a utilização de álcool ou gasolina no tanque. Em 16 estados e no Distrito Federal, a gasolina está competitiva no bolso do consumidor.

Conforme apurado pelo Estadão, em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de álcool, o combustível renovável apresenta a terceira maior competitividade do Brasil, de acordo com os preços compilados pela ANP, perdendo apenas para Goiás e Mato Grosso.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o levantamento da ANP, em São Paulo, o preço do álcool está em 67,15% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Mato Grosso do Sul é de 68,99%.

Nos siga no Google Notícias