Economia

Agência aposta em aumento das exportações do Estado

Redação | 08/02/2010 13:45

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) inaugurou nesta segunda-feira a primeira unidade de atendimento da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) no Estado. A agência funciona no 1º andar do Edifício Casa da Indústria, na avenida Afonso Pena.

A Apex atua na inserção internacional das indústrias de Mato Grosso do Sul, com foco, também, nas exportações de produtos de micro e pequenas empresas.

O Estado tem 39 empresas ligadas aos projetos da Apex-Brasil e, dessas, 22 são exportadoras que no ano passado foram responsáveis por vendas de R$ 1,098 bilhão, 61,51% do total exportado por Mato Grosso do Sul. O principal produto exportado foram as carnes desossadas de bovino, que somaram 18,31% do total de exportações sul-mato-grossenses.

Com a inauguração da unidade no Estado, os empresários terão acesso a informações técnicas e objetivas sobre oportunidades de negócios e acesso aos dados de pesquisas e prospecções de mercados, entre outros tópicos.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o posto vai eliminar a falta de informação sobre exportação, encurtando os caminhos dos produtos sul-mato-grossenses até o mercado externo, "O funcionamento dessa unidade dentro da Fiems vai aprimorar as ações para divulgação dos nossos produtos junto aos grandes mercados importadores na Europa e Ásia", analisou.

Além de apoiar as exportações de alimentos, a expectativa é que a unidade de atendimento incremente a comercialização de produtos de maior valor agregado. O gerente-geral de negócios Apex-Brasil, Sérgio Costa, comentou que a estratégia é estar perto da indústria, levando em conta as necessidades descritas pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems.

Segundo o gerente-executivo da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), José Frederico Álvares, a criação dessas unidades da Apex-Brasil nas Federações das Indústrias está em negociação há dois anos e hoje conseguimos tornar essa iniciativa uma realidade em oito Estados. "Agora, acreditamos que será possível potencializar as ações da Apex-Brasil nos Estado, principalmente aquelas que visam identificar as atividades de maior importância em cada Unidade da Federação para divulgá-las no mercado externo. Nossa missão é ajudar o setor exportador brasileiro e acreditamos que vivemos um momento profícuo nessa divulgação e promoção da exportação", avaliou.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela unidade de atendimento da Apex-Brasil no Edifício Casa da Indústria podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-9120 com a analista Andréa Elossai.

Nos siga no Google Notícias