Economia

Instituição financeira cooperativa atinge número histórico de associados

Mariana Rodrigues | 08/05/2015 14:32

Em abril deste ano, o Sicredi alcançou a marca de três milhões de associados, o que considerada uma marca histórica para a instituição financeira. A conquista representa um crescimento de 94,6% da base nos últimos sete anos. esses clientes estão distribuídos em 11 estados brasileiros.

Desses associados, 90% são representados por pessoa física, sendo que 69% são do meio urbano e 21% do meio rural. Apenas 10% desse número são representados por pessoas do meio jurídico.

No período de março de 2009 a março de 2015, os ativos totais da instituição financeira cooperativa cresceram 255%, de R$ 13,7 bilhões para R$ 48,6 bilhões. Em sobras líquidas, o aumento foi de aproximadamente 316%, de cerca de R$ 268 milhões em 2009 para R$ 1,1 bilhão em 2014.

Segundo o CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar, o diferencial da instituição é o modelo de gestão que valoriza a participação, pois os associados votam e decidem os rumos do negócio. “São três milhões de pessoas que têm suas vidas financeiras vinculadas ao Sicredi, atraídas pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos são donos do negócio. O voto de cada um tem peso igual nas decisões, independentemente do volume de recursos aplicados”, explica.

Atualmente, o Sicredi tem um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, que carregam os valores do cooperativismo e fortalecem a economia da região. “O associado usa os produtos e serviços, investe na sua cooperativa, ela se desenvolve e fica mais forte. Assim, pode financiar mais atividades de outros associados, gerando renda. Com a cooperativa mais forte, os resultados distribuídos são ainda maiores”, acrescenta Nassar.

Campanha - Para comemorar a conquista, o Sicredi está lançando a campanha “3 Milhões de Associados”. A campanha destaca que a instituição financeira cooperativa não tem três milhões de clientes, mas de associados, donos do negócio.

A relação é demonstrada no layout, que mostra milhares de nomes de associados. Os nomes são uma forma de representar a individualidade de cada um dos três milhões de associados e a união deles formando a chamada de agradecimento mostra a sua força. Uma metáfora visual que transmite o conceito desejado e torna a peça esteticamente atraente.

Nos siga no Google Notícias