Direto das Ruas

Obra em asfalto de avenida “bem conservada” do Pioneiros gera dúvidas

Questionamento envolve a Avenida Joana D’Arc, que recebeu microrrevestimento asfáltico; técnica visa a prolongar a vida útil de asfalto com poucos danos

Humberto Marques | 09/12/2018 19:53
Microrrevestimento asfáltico na Avenida Joana D’Arc gerou dúvidas sobre necessidade do serviço, que vai ampliar em até cinco anos a vida útil do asfalto. (Foto: Direto das Ruas)
Microrrevestimento asfáltico na Avenida Joana D’Arc gerou dúvidas sobre necessidade do serviço, que vai ampliar em até cinco anos a vida útil do asfalto. (Foto: Direto das Ruas)

Serviço de implantação de microrrevestimento asfáltico chamou a atenção de moradores no Pioneiros, região sul de Campo Grande, onde o serviço é realizado ao longo da Avenida Joana D’Arc, no trecho entre as Ruas Casa Paraguaia e Francisco dos Anjos. Leitor do Campo Grande News questionou a realização do serviço em uma via que, segundo ele, aparentava estar bem conservada, ao passo que poucas quadras a frente, a mesma via tem um trecho sem pavimentação.

A obra realizada pela Prefeitura de Campo Grande, destacou a assessoria, visa a justamente ampliar a vida útil do asfalto, não representando o recapeamento propriamente dito. O microrrevestimento já foi implantado em outras vias da cidade, gerando os mesmos questionamentos.

Por meio do canal Direto das Ruas, o leitor aponta que a Joana D’Arc, “a princípio, aparenta boas características de conservação”, questionando a necessidade do serviço. Ao mesmo tempo, aponta que há cerca de 100 metros do trecho final de obras, da Francisco dos Anjos até a Rua dos Gonçalves, a Avenida não é pavimentada.

“Trata-se de um quadrilátero, onde todo o entorno é asfaltado, mas que sofre com a poeira em tempos de seca e barro nos dias chuvosos, além de conter uma linha de ônibus circular, que passa deixando rastro”, destacou o leitor, criticando ainda o “esquecimento” da área e questionando o critério parea realização dos serviços.

Realização de obras em trecho asfaltado da pista gerou dúvidas...
... já que Joana D’Arc tem trecho não pavimentado. (Foto: Direto das Ruas)

Prevenção – A assessoria da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) reforçou que o microrrevestimento não é o recapeamento, e sim a aplicação de uma nova cobertura sobre o pavimento a fim de prologar em até cinco anos sua vida útil, fechando fendas e trincas no asfalto por onde a água infiltra e, com o passar do tempo, transformam-se em buracos.

A assessoria destacou que a solução é usada em locais onde não há grande quantidade de remendos no asfalto. Quando a pista se encontra com muitos consertos, faz-se necessário o recapeamento –que compreende a retirada do asfalto imperfeito e implantação do novo pavimento.

Além da Avenida Joana D’Arc, a Sisep prevê implantar o microrrevestimento em trechos menos danificados da Avenida Ana Luisa de Souza –principal corredor comercial do Pioneiros–, principalmente após a Rua Francisco dos Anjos e, nos pontos mais danificados, efetuar um tapa-buracos mais profundo ou recapeamento.

Quanto a pavimentação do restante da Joana D’Arc, a Sisep informou que, no momento, realiza por meio de recursos federais a pavimentação de ruas nos bairros Jardim Morenão e Residencial Anápolis (dois parcelamentos do Pioneiros) a algumas quadras da via reclamada. A obra ainda não previa a pavimentação do trecho.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Nos siga no