Direto das Ruas

Mulher cai em golpe tentando "limpar nome" em site falso

Técnica de enfermagem relata que atendente possuía seu histórico de contas

Aletheya Alves | 13/11/2021 10:44
Site "Feirão Limpo" foi denunciado por técnica de enfermagem. (Foto: Aletheya Alves)
Site "Feirão Limpo" foi denunciado por técnica de enfermagem. (Foto: Aletheya Alves)

Há dez dias Daiane Alencar Martins, de 31 anos, tenta recuperar R$ 197 perdidos em uma falsa renegociação de dívidas. Conforme relatado pela técnica de enfermagem, ela acreditou estar em contato com a Serasa, mas posteriormente descobriu que o site e número de WhatsApp eram falsos. 

Daiane explica que havia visto propagandas sobre o Feirão Serasa Limpa Nome, que renegocia dívidas com empresas parceiras. “Eu entrei no site deles, mas não constava duas contas que eu tinha. Continuei procurando e encontrei esse outro site”, disse.

No site consta o nome “Feirão Limpo” e um link de redirecionamento para contato no WhatsApp. “Uma atendente falou comigo bem rápido e pediu meu CPF. Assim que eu enviei, eles me mandaram uma lista com minhas dívidas. Tinha uma conta a mais que eu já havia negociado, mas as outras estavam todas certas”, explica. 

Em contato por WhatsApp, a suposta atendente solicita CPF. (Foto: Direto das Ruas)

Ainda de acordo com a técnica em enfermagem, um boleto de R$ 197 foi encaminhado com a marca “Serasa Limpa Nome” no cabeçalho e descrição de que o pagamento era referente a um acordo firmado. Após fazer o pagamento e aguardar 72h indicadas no site, Daiane percebeu que se tratava de um golpe e registrou boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia Civil. 

Usando o mesmo template e informações, outros dois sites também fazem o redirecionamento para contato via WhatsApp. Nas informações do contato no aplicativo uma imagem com o logotipo da Serasa é utilizado, assim como descrição do endereço do órgão em São Paulo, contato de e-mail e site oficial. 

Site verdadeiro - Na página verdadeira do Serasa Limpa Nome (www.serasa.com.br), o órgão explica que o serviço se trata de um serviço para negociação de dívidas. A ação faz um intermédio entre as instituições credoras e o consumidor. 

Através do próprio site, os clientes conseguem consultar suas dívidas atrasadas. Para não cair em golpes, a Serasa explica que a negociação é feita apenas pelas plataformas oficiais, sendo os sites www.serasa.com.br, www.serasa.com.br/limpa-nome-online, aplicativo da Serasa e WhatsApp oficial com assistente virtual (11 99575-2096).

Confirmando que o número de WhatsApp indicado acima é o oficial, é possível abrir o contato no aplicativo e analisar se ao lado do nome há um selo de segurança na cor verde. 

O Campo Grande News enviou mensagem para o número de WhatsApp indicado no site “Feirão Limpo” e e-mail para os endereços indicados nos três sites encontrados. Até o momento não houve resposta. 

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no