Direto das Ruas

Mudança de rota faz com que alunos do noturno fiquem sem ônibus no Tijuca

Linha do ônibus 302 (Caiobá/ Bandeirantes) teve alterações em seu itinerário durante a pandemia

Mariely Barros | 09/03/2022 11:49
Estudante da rede estadual andando no terminal Bandeirantes. (Arquivo/Henrique Kawaminami)
Estudante da rede estadual andando no terminal Bandeirantes. (Arquivo/Henrique Kawaminami)

Mãe reclama da falta de ônibus para estudantes do ensino noturno da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, localizada na Rua Tabira, no Bairro Tijuca. A linha 302 (Caiobá/ Bandeirantes), que passava nas proximidades da escola, teria sofrido alterações em seu itinerário durante a pandemia por falta de demanda. 

Sueli Martins, conta que na noite de ontem (8), seu filho de 16 anos chegou em casa depois da meia-noite. O motivo seria a indisponibilidade dos ônibus que fez com que o aluno retornasse para a casa a pé na companhia de mais dois colegas. “Eles tentaram pegar o ônibus em um ponto que fica a uns 20 minutos da escola, mas o ônibus passou lotado e eles tiveram que voltar andando”, relata. 

O caminho percorrido pelo filho de Sueli até o ponto mais próximo agora é de aproximadamente 15 quadras. Segundo ela, a região é considerada perigosa e o horário faz com que os alunos sintam medo no retorno para casa. Até o momento ela conta que cerca de 14 alunos fazem esse trajeto, mas esse número pode aumentar nos próximos dias já que muitos estudantes ainda não pegaram o passe do estudante.

Servidora pública na rede municipal de ensino, Sueli se preocupa com a evasão escolar desses alunos, que em sua maioria trabalham durante o dia todo. "É muito complicado. Meu filho mesmo chega cansado do serviço e vai para escola, essa situação desanima eles a continuarem estudando”, fala. 

Antes da pandemia, a filha mais velha de Sueli e o irmão frequentavam a mesma escola e andavam apenas duas quadras para chegar até o antigo ponto do ônibus, na Rua Souto Maior, o que tranquilizava a mãe. “Eles tinham horário para chegar em casa e eu me sentia tranquila, agora meu coração vive apertado em não saber como meu filho vai voltar para casa", lembra.

Em entrevista, o presidente do Consórcio Guaicurus João Rezende informou que com a melhora da pandemia as linhas que tiveram seu itinerário afetado estão retomando suas rotas originais. E que o caso da linha 302 (Caiobá/ Bandeirantes) será estudado pela equipe responsável. Ele ainda apontou linhas como a 061 que voltou a passar no ponto do Shopping Campo Grande.

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no