Direto das Ruas

Morador captura 37 escorpiões durante manhã de limpeza em quintal no Tijuca

Residentes do bairro São Francisco também relatam aparecimento incomum de animais peçonhentos

Liana Feitosa | 15/04/2022 15:24



Morador do Jardim Tijuca, região oeste da Capital, capturou 37 escorpiões no imóvel onde mora, durante limpeza do terreno, nesta sexta-feira (15). O vídeo foi enviado por Leonardo Rodrigues, de 22 anos, sobrinho do morador.

Leonardo conta ao Campo Grande News que é comum o tio, Odilon de Oliveira, de 46 anos, encontrar muitos escorpiões no quintal e, por isso, faz limpezas frequentes para combater as infestações. 

No entanto, a sujeira acumulada em um terreno vizinho, que fica na Rua Mona Lisa, dificulta a manutenção do local e atrai os bichos para o imóvel de Odilon, que inclusive já foi picado há cerca de 4 meses.

Hoje, ao mover alguns tijolos de lugar no quintal da casa, encontrou os animais, que foram capturados.

Obra de saneamento no bairro São Francisco é apontada por moradores como causa de infestação de escorpiões. (Foto: Paulo Francis)
Obra de saneamento no bairro São Francisco é apontada por moradores como causa de infestação de escorpiões. (Foto: Paulo Francis)

São Francisco - Já na região centro-norte da Capital, no Bairro São Francisco, diversos moradores relatam que estão convivendo com infestação de escorpiões-amarelos há alguns meses. 

Uma das residentes, Silvia Wainberg, afirma que em 36 anos morando na região, nunca havia visto escorpiões em casa. “Atenção e estejam alertas. Temos que tomar cuidado. Matamos um na sala de TV e um na lavanderia”, conta. 

Para ela e outros moradores, os animais podem estar aparecendo devido à uma obra de saneamento que está sendo executada próxima dali. “Podem ser as obras, estão sendo expulsos de suas ‘casas’”, afirma Silvia. 

Escorpiões capturados na casa de publicitário (Foto: Paulo Francis)

“Estamos tendo uma vasta obra de saneamento na região e achamos que esse é pode ser um dos motivos do aparecimento dessas pragas”, detalha o publicitário Alexandre Barroso, de 31 anos. Na mesma região também existem obras abandonadas e outras construções sendo levantadas. 

Além de Silvia e Alexandre, outros três moradores do bairro relataram infestação de escorpiões em casa. Para a vizinha de Alexandre, Kátia Larucci, eles entram nas residências pelo esgoto e, como são venenosos, representam risco para crianças e animais. 

Galerias de escoamento de água da chuva estão sendo instaladas no bairro (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no