Direto das Ruas

Mãe pede ajuda para fazer cirurgia e João Gabriel voltar a respirar sem aparelho

Gabriele precisa arrecadar 10 mil reais pra custear a cirurgia do filho

Idaicy Solano | 28/12/2021 13:59
João treinando ficar em pé em aparelho chamado parapodium. (Foto: Direto das Ruas)
João treinando ficar em pé em aparelho chamado parapodium. (Foto: Direto das Ruas)

João Gabriel Rodrigues, de apenas 4 anos, possui paralisia cerebral, intestino curto e microcefalia. Desde os 4 meses de vida, ele depende de uma sonda no estômago para se alimentar, e quando completou 7 meses, precisou passar por uma cirurgia em que foi inserida uma cânula na traqueia para que o garotinho pudesse respirar. 

O sonho da mãe, Gabriele de Oliveira Rodrigues, 23 anos, de ver o filho respirar sem o auxílio da cânula depende de uma cirurgia nasal capaz de reverter o diagnóstico de João Gabriel. Mas para que isso possa acontecer, ela precisa arrecadar 10 mil reais para custear a cirurgia. João precisa passar por nova consulta com otorrino no Paraná, estado vizinho do Mato Grosso do Sul, para agendar o procedimento cirúrgico na cidade de Curitiba, pois Campo Grande não possui nenhum hospital apto para realizar a cirurgia.  

“Lá é um hospital pediátrico, com todas as especialidades, referência pra cirurgia que ele precisa”, explica. Dado o histórico de saúde do filho, Gabriele enfatiza que a escolha do hospital é para segurança de João Gabriel durante o procedimento. “É um hospital que não vai oferecer riscos para nenhuma das comorbidades que ele já tem”, finaliza.  

Ao todo, João Gabriel já precisou ser submetido a 6 cirurgias no intestino, onde em cada uma precisou ficar de 15 dias intubado. Por conta disso, acabou desenvolvendo várias lesões em seu nariz e recebeu diagnóstico de adenóide, sinequia nasal e papilomatose. Essa condição impede que o garoto respire normalmente sem o procedimento conhecido por traqueostomia, que consiste na inserção de uma cânula na traqueia, que auxilia na respiração. 

Gabriele não trabalha, pois precisa cuidar do filho em tempo integral e pede ajuda para custear os gastos com a viagem. “A vakinha é pra custear gasolina, pedágio, estadia, comida lá. Iremos ficar no mínimo 30 dias pra resolver tudo”, conta. “Pra realizarmos essa viagem, temos que adaptar todo o carro, com oxigênio, ambu, medicações, equipamentos pra alimentar ele e o aspirador que o mais necessário”.  

Quem quiser ajudar João Gabriel a voltar a respirar sem auxílio da cânula e a tratar os problemas nasais, pode contribuir na vaquinha clicando aqui ou doando alguma quantia através do Pix: 06274497196. Gabriele também compartilha a rotina dela e do filho através do perfil do Instagram @anjo.joaogabriel.  

Direto das Ruas - As imagens chegaram ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. 

Nos siga no