Direto das Ruas

Já difícil, hemodiálise vira tormento em clínica sem ar-condicionado há 2 meses

Paciente que precisa ficar 4 horas fazendo o procedimento sem se levantar diz sair ainda mais debilitado

Por Cassia Modena | 26/04/2024 15:33
Dois ventiladores tentam ajudar renais crônicos a lidarem com calor em clínica da Capital (Foto: Direto das Ruas)
Dois ventiladores tentam ajudar renais crônicos a lidarem com calor em clínica da Capital (Foto: Direto das Ruas)

Renais crônicos dependem da hemodiálise para sobreviver e o procedimento não é fácil. Pode causar queda de pressão arterial e dores. Além disso, obriga a ficar cerca de quatro horas sentado sem se levantar, até que o processo termine. Mas tem gente que ainda amarga sofrimento extra por conta do calor.

A funcionária pública Elisângela da Silva, que é mãe de homem de 32 anos com insuficiência renal, reclamou para o Direto das Ruas que a clínica onde o filho faz hemodiálise, em Campo Grande, não conserta os aparelhos de ar-condicionado há dois meses.

"Já é debilitante e, com esse calor, ele sai mais debilitado ainda e com a roupa toda suada. O problema começou no auge do calor aqui em Campo Grande e estamos indignados porque a clínica não resolveu até agora", afirma.

O nome do estabelecimento é DaVita Pantanal. O paciente que reclamou faz três sessões por semana pelo plano de saúde e, segundo a mãe, em horários em que a clínica está lotada. "Hoje, ele até adiantou o horário porque não estava aguentando", conta.

Ainda de acordo com o relato de Elisângela, funcionária do local explicou que seria necessário acionar uma empresa para consertar os aparelhos. "Mas está demorando muito", diz.

O que diz a clínica - À reportagem, a DaVita informou que está em andamento a instalação de 12 equipamentos novos de ar-condicionado na unidade "adquiridos em caráter emergencial". 

"A aquisição ocorreu após tentativas de reparo do sistema interno de ar-condicionado, frustradas pela falta de assistência qualificada na região. A instalação de todos os equipamentos deve ser finalizada até sábado (27)", concluiu.

Direto das Ruas - A reclamação chegou no Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões de notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp, pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no