Direto das Ruas

Escritório transforma calçada em estacionamento de carros

Julia Kaifanny | 03/05/2016 18:08
Carros ficam em cima da calçada em diversas partes do dia. (Foto: Direto das ruas)
Carros ficam em cima da calçada em diversas partes do dia. (Foto: Direto das ruas)

Ao tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o condutor aprende todas as regras de trânsito, inclusive de como pode proceder ao estacionar. Mas pelas ruas da cidade não é difícil encontrar pessoas que recorrem ao “jeitinho brasileiro” de parar o veículo. Um problema que vem se tornando constante é o uso de calçadas, pratica que atinge desde pontos de grande movimento até bairros mais tranquilos.

Na Avenida dos Estados esquina com a Rua Couto Magalhães, Bairro Jardim dos Estados, moradores reclamam da forma irregular de estacionar “criada” pelos responsáveis de uma escritório de advocacia. Ao lado do escritório foi feita uma entrada e a calçada recebeu pintura amarela, sinalizando que outras pessoas não podem estacionar no meio-fio. No entanto, proprietários, funcionários e clientes estacionam na calçada em cima do piso tátil.

Uma moradora que prefere não ser identificada conta que, a situação se repete durante todo o dia, carros saem e logo em seguida outros ocupam a calçada novamente. “O cimento já está desgastado, em um local está quebrando e aparecendo o cano de água, sem falar que não da pra andar na calçada, sempre está ocupada. Se um deficiente visual precisa utilizar é um problema porque os carros ficam bem em cima do piso tátil” reclama a leitora.

 

A calçada foi pintada de amarelo e se transformou em estacionamento. (Foto: Direto das ruas)

Estacionar o carro sobre a calçada é determinantemente proibido e considerado infração grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com penalidade de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 127,69. Ainda sendo realizada remoção do veículo.

Qualquer pessoa que presenciar tal situação pode entrar em contato com a Agetran ( Agencia Municipal de Transporte e Transito) e realizar um denuncia através dos telefones (67)3314-3422, (67)3314-3423 ou 118.

A reportagem entrou em contato com Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) para saber se a criação do estacionamento e a pintura na calçada é regular, em nota a assessoria informou que é necessário enviar uma equipe ao local para que seja feito um relatório técnico, só então será possível saber se a situação é irregular e cabe multa.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor, via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, um meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 9687-7598.

Nos siga no